Vinhos Finos x Vinhos de Mesa
Quais as diferenças no Brasil e no mundo?
Vinhos são bebidas muito apreciadas em todo o mundo, e existem diferentes tipos de vinhos, classificados de modos distintos, conforme a característica que se compara. Uma dessas diferenciações está entre os vinhos finos e os vinhos de mesa.
No Brasil, a legislação define as diferenças entre esses dois tipos de vinho, assim como uma série de outros parâmetros para sua produção.
Os vinhos finos são produzidos a partir de uvas viníferas, que são variedades de uvas específicas para a produção de vinho. Já os vinhos de mesa são produzidos a partir de uvas comuns, as chamadas uvas americanas, ideais para o consumo in natura e para a produção de sucos.
Isso porque no Brasil a introdução da viticultura se deu a partir de uvas americanas, que somente a partir da década de 70 tiveram iniciado o processo de substituição por uvas viníferas.
No Velho Mundo, nele considerados aqueles países com tradição histórica na elaboração de vinhos, as uvas utilizadas são as viníferas. E o vinho de mesa tem, então, outro significado, sendo aquele que é produzido sem atender aos requisitos previstos em normas e regulamentos para receber uma denominação de origem específica.
Então, ao ver um vinho brasileiro que contenha no rótulo a expressão “vinho fino”, isso significa que se trata de vinho elaborado a partir de uvas viníferas. E um vinho brasileiro que contenha a expressão vinho de mesa é aquele elaborado a partir de uvas americanas.
Já um vinho importado, de Portugal, Itália, França, Espanha, por exemplo, ao mostrar em seu rótulo a expressão vinho de mesa, significa que não é vinculado a nenhuma denominação de origem protegida ou a indicação de origem controlada. Essa distinção vale um post por si só.
No Brasil, como indicamos, a legislação define que um vinho só pode ser considerado "fino" se for produzido a partir de uvas viníferas e se atender a determinados critérios de qualidade, como o teor alcoólico de 8, 6% a 14%. Já os vinhos de mesa não possuem essas restrições e podem ser produzidos a partir de qualquer tipo de uva. Por conta dos tipos de uva utilizados, os vinhos de mesa tendem a ser mais doces, e com paladares e aromas mais simples, enquanto os vinhos finos tendem a ter maior complexidade aromática e de sabor.
Entender a diferença ajuda o consumidor a fazer suas escolhas mais bem orientadas. Porém, não se perca de vista que “vinho bom é aquele que você gosta”, sem preconceitos, sem enochatice. Seja fino, seja de mesa, aproveite seu vinho, ouse nas harmonizações e aprecie o que essa bebida milenar tem a oferecer de melhor.
Referências:
[1] https://revistaadega.uol.com.br/artigo/entenda-a-diferenca-entre-vinhos-finos-e-vinhos-de-mesa_2488.html
[2] https://ajuda.evino.com.br/hc/pt-br/articles/360001679808-Qual-a-diferen%C3%A7a-entre-vinho-fino-e-vinho-de-mesa-
[3] https://www.wine-locals.com/conteudo/qual-a-diferenca-entre-vinho-fino-e-vinho-de-mesa
[4] https://www.wine.com.br/winepedia/sommelier-wine/vinho-de-mesa/
[5] https://www.salton.com.br/artigo/vinho-fino-e-vinho-de-mesa
